LIUBLIANA

SCORE, 3º ano, 2022/2023

Pocket money

Valor: 80€

Despesas paras as quais era destinado: No meu caso eles deram-nos a opção de usar o pocket money para descontar do valor do programa social

O quão adequado é face à realidade económica do país? 8/10

Alimentação

Local preferencial das refeições: Restaurantes

Comparação das despesas com Portugal (1 - muito mais barato; 5 - igual a Portugal; 10 - muito mais caro): 5/10

Cantina: sim

Observações: Foi nos dado uma série de vouchers aplicáveis a vários restaurantes, que fazia com que a refeição ficasse mais barata ou até mesmo grátis.

Deslocamento

Meio preferencial: Autocarro

Valor do passe de transporte público mensal: 20€

Distância do alojamento ao local de estágio: De autocarro eram cerca de 30 min, porque tinha de trocar de autocarro.

Observações: Os autocarros não passavam muito regularmente, cerca de 20 em 20 min, mas o maps era ótimo!!! Confiava a 100%, se o autocarro estava atrasado o maps avisava, era incrível.

Língua

Língua exigida: Inglês

Qual o balanço da adaptação linguística? No laboratório toda a gente falava inglês o que tornou tudo mais fácil. Sinto que no país em geral toda a gente falava em inglês.

Programa Social

Programa social local: sim (9/10)

Observações: Eles foram sempre super queridos connosco, e organizavam sempre imensa coisa. No primeiro fim de semana, tivemos de ficar dentro da residência porque esteve muito mau tempo e várias estradas foram cortadas. Então eles decidiram fazer uma movie night, com um projetor e tudo, na laundry room da residência, que era género de uma cave. Também organizaram uma games night e fizemos imensas festas, que chamávamos de laundry party.
Basicamente todas as semanas saía um itinerário com atividades, e umas das que eu gostei mais foi uma photo hunt, que é uma competição onde tínhamos de ir à vários pontos da cidade e tirar uma foto, depois ganhava o grupo que terminasse mais cedo e fosse mais criativo.
Notava-se mesmo que eles queriam fazer este o melhor mês para nós.

Programa Social Nacional: 3 fins de semana

Observações: As viagens que eles tinham programado foram incríveis, tivemos 3 fins de semana. Num deles fomos ao Lago Bled, que foi o meu fim de semana favorito, as paisagens parece tiradas de um filme. Noutro fim de semana fomos até uma cidade na costa da Eslovénia e fizemos um passeio de barco com almoço lá, também foi incrível. A terceira viagem foi só de um dia e fomos passear para uma das montanhas.

Estágio

Pertinência e capacidades obtidas nas aulas teóricas: 4/10

Pertinência e capacidades obtidas nas aulas práticas: 10/10

Pertinência e capacidades obtidas no projeto de investigação: 9/10

Classificação da aprendizagem no projeto de investigação: 9/10

Carga horária e de trabalho/estudo associada: 3h por dia em média no laboratório, estudo não era preciso.

Observações: As pessoas que estavam no estágio eram super simpáticas e a coordenadora, que foi a pessoa que esteve mais tempo connosco, queria mesmo que nós aprendêssemos. Acho que foi um estágio ótimo para aprender técnicas básicas do laboratório e era tudo super prático, porque éramos nós a fazer as coisas. Eles acabavam por dar algumas sextas feiras livres para que pudéssemos viajar, o que era perfeito, nem que fosse só para dormir de manhã. A única desvantagem é que tínhamos de estar algumas vezes bem cedo no laboratório, tipo às 8h e depois acabávamos por sair às 11h.

Globalidade

Apoio dado pelos representantes locais, em termos de logística: 10/10

Classificação global da experiência de intercâmbio: 10/10

Pontos fortes: Foi um mês incrível, passou tão rápido que eu nem queria acreditar que tinha acabado. Em geral, eu acho que eles têm muito orgulho no seu intercâmbio e todos os CPs contribuíram para que fosse um mês memorável. O programa social que organizaram foi mesmo muito bom e eu sinto que consegui ver bem a Eslovénia.

Pontos fracos: A única coisa que me lembro que não foi tão boa foi o facto de chegar à residência e não ter nem pratos, nem talheres, nem panelas portanto foi uma despesa maior no início. Mas também não era o fim do mundo.